Matheus Loures

Externando aquilo que me distrai

Jovens Perdidos no Tempo

8 Comentários

Vivemos em meio a uma geração de jovens sem passado e sem futuro...

Vivemos em meio a uma geração de jovens sem passado e sem futuro…

 

Somos jovens sem passado, por não termos referências, pois não temos heróis. Somos jovens sem passado, pois nos ensinam mais sobre técnicas empresariais de liderança do que sobre os “gigantes” da Fé que vieram antes de nós.  Somos jovens sem passado, pois não nos sentimos responsáveis por um legado, construído através de resistência, amor e sangue contra uma era anti-Deus. Somos jovens sem passado, por ter identidade frágil e sermos reféns dos modismos da sub-cultura gospel.

Não enxergamos além, por ter aceitado a falácia moderna de que conquistaríamos liberdade se rompêssemos com a tradição. Por isso…

 Somos jovens sem futuro, pois não entendemos o significado da Esperança Cristã. Somos jovens sem futuro, porque nossa maior referência sobre o apocalipse são os livros “Deixados para Trás”. Somos jovens sem futuro, por não entendermos o que é o Reino que somos chamados a sinalizar. Somos jovens sem futuro, pois não discernimos o “já e ainda não”. Somos jovens sem futuro, porque buscamos nosso consolo na cultura de consumo. Somos jovens sem futuro, pois achamos que o sucesso financeiro é o bem mais importante.

A juventude que está aí perdeu seu vínculo com o passado, pois quando o homem ocidental rompeu com o cristianismo ele estava apagando sua própria história cultural. Ao mesmo tempo a geração do Smartphone, perdeu suas ultimas esperanças de futuro quando viu as grandes ideologias sociais sucumbirem ao fim da guerra fria (bem, não vou citar a esperança cristã aqui porque o cristianismo já havia sido descartado).  O resultado é que o Jovem deixou de ser aquele revolucionário, idealista e sonhador… Então o que sobra de tudo isto? O PRESENTE!! ¹

O PRESENTE solitário, sem o ontem e sem o amanhã, leva nossa alma ao desespero. Doí viver num universo vazio de propósito. A válvula de escape para quem só “vive no presente” é tentar prolongar ao máximo a sensação de prazer. Esse prazer (mundano, babilônico) nos leva ao entorpecimento e anestesia a dor. Reparem no tanto que as músicas (ruins) falam de balada. A juventude tende querer apenas estender ao infinito as boas sensações do presente.  Ela alega que temos apenas uma vida para viver, por isso devemos aproveita-la ao máximo. “Carpe Diem”!!  Afinal, o PASSADO é trauma a ser superado e o FUTURO é preocupação a ser esquecida (principalmente as contas).

Se queremos jovens com maturidade de vida e profundidade de fé, se queremos jovens que entendam o chamado para a edificação do Reino de Deus, se queremos jovens que descubram “A” boa motivação para viver; devemos reverter todo esse processo. Durante a adolescência o melhor investimento que a igreja fez na minha fé foi sugerir a leitura dos clássicos missionários do séc  XX (Por Esta Cruz te Matarei, Contrabandista de Deus, Foge Nick Foge, Cruz e o Punhal, Pode falar Senhor, Estou Ouvindo). Isto me deu referência para discernir o caminho de minha vocação. No campo missionário, aquilo que me consola e me impede de desistir durante as várias dificuldades, foi ter aprofundado o entendimento sobre o que significa a vitória de Cristo² e como ela molda nossa esperança e perspectiva dos dias que virão. E é por isso que reconstruir PASSADO e FUTURO, será sempre um ótimo antidoto contra a atual superficialidade juvenil.

¹ Agradeço ao professor Carlos Drawin (UFMG), filósofo e psicólogo, por esclarecer este ponto.

² Agradeço a N.T. Wright por escrever tão brilhantemente sobre o assunto

Anúncios

8 pensamentos sobre “Jovens Perdidos no Tempo

  1. Muito bom, mano, parabéns pelo texto! Nunca tinha refletido muito a respeito e agora encontro uma explicação muito convincente para o atual estado da juventude.

  2. Execelente post. Gostei muito, parabens! Super claro.
    Agora o maisssssssss engracado é essa foto dos padrinhos, chorando de rir do Diniz

  3. Falou o que muitos percebem e sentem, mas poucos conseguem entender.
    Parabéns pelas sábias palavras

  4. Muito bom!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s